quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012


Aprendo o quanto amadurecer pode nos proporcionar um enriquecimento de vida. Vida, assim, dividida, sempre nova, fértil, plena, encantadora, mas na qual não podemos apagar as cicatrizes da alma. As marcas das experiências ficam, nos constroem. 
Antes eu julgava que o coração criava crostas e íamos nos tornando mais resistentes às emoções: mortes não nos causavam tanto assombro, decepções não nos levavam ao chão, as perplexidades diminuíam e a aventura de estar vivo parecia cada vez menos excitante. 
É claro que amadurecer nos torna fortes e isto não tem nada com a quantidade de anos vividos. Amadurecer tem muitas faces. Amadurecemos muito com os sofrimentos, as perdas, a distância, a saudade, os diversos “pra sempre” e “nunca mais”, mas amadurecemos também com experiências únicas de encontros na vida. 
Amadurecer não significa perder o encanto pelas coisas que vivenciamos, antes saboreá-los com menos pressa e mais ternura. Amadurecer não significa perder a vibração e a magia perante o novo, mas vibrarmos numa outra faixa, com mais responsabilidade pelos nossos sentimentos e pelos alheios. 
Amadurecer é a incrível descoberta de um eu profundo e paradoxalmente jovem, novo, sedento de releituras. Isso porque o nosso olhar muda. Passamos a ver a vida sob uma ótica mais amena, menos rigorosa, mais terna e mais valorizadora dos pequenos encantos do cotidiano, antes quase imperceptíveis. 
O amadurecimento pode nos vestir sob diferentes aspectos: filhos, lutos, rompimentos, crises e descobertas. Toda gama de relações e fatos que nos circundam acenam para essa evolução do eu que assim, se descobre, se desnuda, transmuta e cresce. Mas este crescer não tem sentido se é um crescer solitário e silente. Amadurecer/Crescer significa também ramificar e se abrir, expor ao mundo, ao vizinho, ao amigo, ao colega de trabalho a riqueza de nossas experiências. Isso é saber amadurecer junto, trocando, cedendo, doando parte de sua alma ao mundo, que como cada um de nós também amadurece. Mas o mundo é outra história e a história é cíclica... Porém, jamais igual. 
Amadurecer não é virar Mamãe e Papai, Vovô e Vovó... Não é repetir atos, padrões, certezas e regras. Amadurecer é se descobrir: limites e potencialidades. É querer continuar bebendo no pote da vida, mas perder (ganhar) um pouco mais de tempo apreciando o sabor. Amadurecer é estar aberto sempre, é ter menos “pé atrás”, é aprender a depositar confiança nas pessoas, pois estas são seres humanos e não ciladas. É ir ao encontro do outro menos desarmado já que a vida urge e não viemos ao mundo apenas para guerrear, precisamos também de doçura e de paz. 
Amadurecer significa ver encanto nas coisas mais ínfimas, mas que mais nos tocam a alma e nos transformam como seres humanos. Amadurecer é não só aprender com os erros a não repeti-los, mas, sobretudo perceber que errar é inerente à natureza humana e, assim, devemos ser mais flexíveis com os que erram conosco. 
Amadurecer é muito mais que esta maravilhosa descoberta do “eu”... Amadurecer é a deliciosa descoberta do “outro”... E como um dia afirmou Drummond: “Aprendi novas formas de amar e tornei outras mais belas”. 
Talvez amadurecer seja exatamente a afirmação da necessidade de descobrirmos, inventarmos, pela nossa sobrevivência, novas formas de Amar. 

Alyne Costa
http://www.academianovak.com.br/
=D

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012


Pessoas entram na sua vida por uma "Razão", uma "Estação" ou uma "Vida Inteira". Quando você percebe qual deles é, você vai saber o que fazer por cada pessoa.
Quando alguém está em sua vida por uma "Razão"... é, geralmente, para suprir uma necessidade que você demonstrou. Elas vêm para auxiliá-lo numa dificuldade, te fornecer orientação e apoio, ajudá-lo física, emocional ou espiritualmente. Elas poderão parecer como uma dádiva de Deus, e são! Elas estão lá pela razão que você precisa que eles estejam lá. Então, sem nenhuma atitude errada de sua parte, ou em uma hora inconveniente, esta pessoa vai dizer ou fazer alguma coisa para levar essa relação a um fim. Ás vezes, essas pessoas morrem. Ás vezes, eles simplesmente se vão. Ás vezes, eles agem e te forçam a tomar uma posição. O que devemos entender é que nossas necessidades foram atendidas, nossos desejos preenchidos e o trabalho delas, feito. As suas orações foram atendidas. E agora é tempo de ir.
Quando pessoas entram em nossas vidas por uma "Estação", é porque chegou sua vez de dividir, crescer e aprender. Elas trazem para você a experiência da paz, ou fazem você rir. Elas poderão ensiná-lo algo que você nunca fez. Elas, geralmente, te dão uma quantidade enorme de prazer... Acredite! É real! Mas somente por uma "Estação".
Relacionamentos de uma "Vida Inteira" te ensinam lições para a vida inteira: coisas que você deve construir para ter uma formação emocional sólida. Sua tarefa é aceitar a lição, amar a pessoa, e colocar o que você aprendeu.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A história do circo

No mundo do entretenimento, o circo ocupa uma posição privilegiada entre todas as formas de diversão existentes. Mesmo em tempos de rádio, TV e internet essa antiga arte ainda atrai a atenção de muitos espectadores. Circulando por espaços da cultura erudita e popular, a arte circense impressiona pela grande variabilidade de atrações e o rico campo de referências culturais utilizado. 

De fato, o circo demorou muito tempo até chegar à forma sistematizada por nós hoje conhecida. Somente no século XVIII é que o picadeiro e as mais conhecidas atrações circenses foram se consolidando. Na China, vários contorcionistas e equilibristas apresentavam-se para as autoridades monárquicas chinesas. Em Roma, o chamado “Circo Máximo” era o local onde as massas plebeias reuniam-se para assistir às atrações organizadas pelas autoridades imperiais. 

Na Idade Média, vários artistas saltimbancos vagueavam pelas cidades demonstrando suas habilidades ao ar livre em troca de algumas contribuições. O primeiro a sistematizar a ideia do circo como um show de variedades assistido por um público pagante foi o inglês Philip Astley. Em 1768, ele criou um espaço onde, acompanhado por um tocador de tambor, apresentava um número de acrobacia com cavalos. Nesse período, o crescimento das populações urbanas garantiu um bom número de espectadores ao seu espetáculo. 

Com a expansão de seu empreendimento, Astley passou a contar com vários outros artistas. Dado o sucesso de suas atrações, sua companhia passou a apresentar-se em Paris. Nessa época, o domador Antoine Franconi ingressou na companhia de Astley. A instabilidade causada com os arroubos da Revolução Francesa, em 1789, forçou Astley a abandonar a França. Com isso, Franconi se tornou um dos maiores circenses da França. Com o passar do tempo, a tradição itinerante dos artistas circenses motivou a expansão das companhias de circo. 
No século XIX, o primeiro circo atravessou o oceano Atlântico e chegou aos Estados Unidos. O equilibrista britânico Thomas Taplin Cooke chegava com seu conjunto de artistas na cidade de Nova Iorque. Com o passar dos anos, sua companhia transformou-se em uma grande família circense que, ao longo de gerações, disseminou o circo pelos Estados Unidos. 
A grande estrutura envolvendo o espetáculo circense, trouxe o desenvolvimento de novas tecnologias ao mundo do circo. As constantes mudanças de cidade em cidade incentivaram a criação de técnicas logísticas que facilitavam o deslocamento dos espetáculos. Tais técnicas, devido sua grande eficácia, chegaram a despertar o interesse dos altos escalões militares que se preparavam para os conflitos da Primeira Guerra Mundial. 
Na Europa, até metade do século XX, o circo sofreu um período de grande retração. As guerras mundiais, ambas protagonizadas em solo europeu, e as crises econômicas da época impuseram uma grande barreira às artes circenses. Ao mesmo tempo, o aparecimento do rádio e da televisão também inseriu uma nova concorrência no campo do entretenimento. 
Mesmo com o advento das novas tecnologias, o circo ainda preserva a atenção de multidões. Reinventando antigas tradições e criando novos números, os picadeiros espalhados pelo mundo provam que a criatividade artística do homem nunca estará subordinada ao fascínio exercido pelas máquinas. Talvez por isso, podemos dizer que “o show deve continuar”.

10 formas de melhorar o seu foco


Você acha difícil manter o foco por um período de tempo prolongado? Então, descubra o que fazer para dedicar 100% de atenção ao que for de seu interesse e, assim, desfrutar do que sua mente tem de melhor
Texto • Renata Rossi e Renata de Salvi
O objetivo é executar uma tarefa simples, como digitar um texto no computador. Entretanto, o barulho, as conversas ao redor e até mesmo as várias janelas da internet que surgem enquanto trabalha desviam-no de seu foco, de modo que aquela atividade que duraria cerca de 30 minutos tenda a levar algumas horas para ser concretizada. Parece estranho, mas se concentrar não é tão simples, mesmo para os mais comprometidos, já que essa ação demanda uma série de reações no cérebro. O mecanismo consiste em diversas redes de comunicação, ocasionadas pela ação dos neurotransmissores que possibilitam a passagem das informações. É por essa razão que pode ser difícil permanecer focado. Ainda assim, a boa notícia é que há uma série de alternativas para evitar a dispersão, como as apresentadas a seguir.

Yoga para relaxar

Muitas vezes, é difícil concentrar-se em algo porque a mente e o corpo estão tensos. Nesses casos, para relaxar, você pode utilizar a seguinte técnica: deite-se com as pernas estendidas e afastadas em uma largura maior que a dos quadris, e os braços estendidos ao longo do corpo, com as palmas das mãos voltadas para cima. Mantenha-se imóvel durante toda a prática. Nessa posição, leve sua atenção para cada parte do corpo. Pense que estão sendo relaxados os pés, tornozelos, panturrilhas, tendões atrás dos joelhos, coxas e assim por diante, até mandar embora toda a tensão acumulada.

Força do pensamento

Segundo Shakti Gawain, autora do livro Visualização criativa (Editora Pensamento), um exercício básico dessa técnica é pensar em algo que se gostaria de ter e que seja fácil de imaginar como objeto de desejo. Vá a um lugar tranquilo, sente-se ou deite-se em posição confortável e relaxe cada músculo do seu corpo, dos pés à cabeça. Respire de maneira lenta e profunda, enquanto conta de 10 até 1. Quando se sentir profundamente relaxado, imagine aquilo que deseja, exatamente da maneira como gostaria que acontecesse. Isso vai aproximar o seu objeto de desejo da realidade.

Com ar de quem medita

Há diversas técnicas de meditação, cada qual com seu propósito, mas todas com um ponto em comum: a concentração, ou seja, prestar atenção a uma só coisa. Uma excelente tática é ficar atento à própria respiração. Conseguir reparar como o ar entra e sai pelas narinas faz com que o turbilhão de pensamentos que invade o cérebro comece a ser menos perceptível. A pessoa acostuma-se a não julgar, relacionar ou concluir pensamentos; eles apenas aparecem e desaparecem, como balões à vontade do vento.

Ambiente aconchegante

Locais barulhentos ou com grande quantidade de estímulos visuais não são indicados para quem deseja se concentrar, pois nesses ambientes o cérebro é intensamente incentivado e começa a reagir aos estímulos que recebe. Portanto, o ambiente ideal tem de ser tranquilo, com pouca poluição visual, limpo e aconchegante. Acender um incenso com fragrância tranquilizante pode ajudar.

Vista-se com roupas leves

O corpo e a mente precisam estar em harmonia quando se quer atingir altos níveis de concentração. E nessa hora, além do ambiente e alimentação adequados, as roupas também fazem a diferença. Evite jeans, roupas apertadas e sapatos. Trajes leves e confortáveis, de malha ou algodão, são a melhor pedida.

Mente programada

A Programação Neurolinguística utiliza várias técnicas para desenvolver a concentração. Uma delas é aprender a se manter focado primeiramente em algo pequeno para, depois, prestar atenção no todo. Comece com o mais simples: foque a visão, audição ou preste atenção no calor, tato, paladar, olfato, sempre separadamente. Em seguida, varie seu foco de atenção para os outros sentidos. Assim, você vai treiná-los, um a um e como um todo, para que trabalhem a favor de sua concentração.

Trilha sonora

Nem sempre é necessário selecionar músicas para realizar exercícios que envolvam a concentração. Ao ouvir alguma canção, você pode desviar o foco de si e do momento presente, e se deixar envolver pelo som. Para quem está começando e precisa de estímulos para se concentrar, o estilo musical mais indicado é o new age, que reproduz sons da natureza, como cachoeiras e rios, vento, pássaros, chuva e mar.

Escolha um horário

Quando quiser estabelecer o melhor horário para treinar sua capacidade mental ou sua concentração, procure utilizar os intervalos de tempo que usualmente têm disponíveis todos os dias. Assim, poderá incluir a prática em sua rotina diária. Além disso, recomenda-se começar a praticar por cinco minutos. Depois, o corpo adquire o hábito e é possível passar mais tempo concentrado.

Questão de postura

Não importa se você vai permanecer sentado no chão, em uma cadeira ou poltrona: manter a coluna ereta é também uma maneira de obter melhor rendimento no que diz respeito à concentração. Caso fique mais relaxado quando estiver deitado, fique à vontade para fazer essa escolha. Nessa posição, uma boa alternativa é optar por exercícios de concentração ao acordar ou dormir, dica trazida da visualização criativa.

Você é o que come

Segundo a naturopatia, que utiliza elementos da natureza para que o corpo alcance equilíbrio e harmonia, o ideal para estimular o cérebro é ingerir apenas alimentos crus até o meio-dia. Na hora do almoço, entram os alimentos cozidos, e os doces, só à noite. Dessa forma, as atividades que exigem concentração serão favorecidas, porque o metabolismo não estará sobrecarregado com alimentos pesados como frituras e carnes gordurosas.
 


domingo, 26 de fevereiro de 2012

O Circo

Quando era pequeno,uma vez estava com o meu pai na fila para comprar entradas para o circo. No fim ,só estava uma família entre a bilheteria e nós.
Esta família impressionou-me bastante. Eram oito miúdos, provavelmente menores de 12 anos. Via-se que não tinham muito dinheiro. A roupa que levavam vestida não era cara,mas estavam limpos. Os miúdos eram bem educados, todos estavam bem sossegados na fila, dois a dois atrás dos pais, de mãos dadas.Falavam com excitação dos palhaços , dos elefantes e de outros números que veriam essa noite. Notava-se que nunca antes tinham ido ao circo. Prometia ser uma recordação para toda a vida deles. O pai e a mãe estavam à frente do grupo,de pé ,orgulhosos. A mãe ,de mão dada ao seu marido,olhava para ele dizendo-lhe " És o meu cavaleiro de armadura brilhante",Ele sorria, cheio de orgulho e olhando para ela como se respondesse:" tens razão". A empregada da bilheteria perguntou ao pai quantas entradas queria. Ele respondeu com orgulho: "Por favor, dê-me oito entradas para menores e dois adultos,para poder trazer a minha família ao circo". A empregada indicou-lhe o preço. A mulher soltou a mão do seu marido,Rodou a sua cabeça e o lábio do homem começou a torcer-se. Este aproximou-se um pouco mais da bilheteira e perguntou: Quanto disse?".A empregada voltou a repetir o preço. Como iria dizer aos seus filhos que não tinha dinheiro suficiente para os levar ao circo? Vendo o que se passava, o meu pai pôs a mão no bolso,sacou uma nota e atirou-a ao chão. (Nós não eramos ricos nada disso).O meu pai agachou-se ,apanhou a nota ,bateu no ombro do homem e disse-lhe: " Desculpe senhor caiu-lhe esta nota do bolso" O homem percebeu o que se passava. Não gostava que o ajudassem , mas sem dúvida que apreciava a ajuda numa situação desesperada, angustiosa e incômoda. Olhou para o meu pai diretamente nos olhos ,com as suas duas mãos tomou a mão do meu pai,apertou a nota e com os lábios trémulos e uma lágrima a rolar pela sua face disse:" Obrigado senhor."Isto significa realmente muito para a minha familia e para mim".O meu pai e eu regressamos a casa. Nessa noite não fui ao circo,mas não me importei... "Não dês o que te sobra" Dá com alegria e ate que te doa"

sábado, 25 de fevereiro de 2012


Senhor, 
Sempre lhe agradeci pelas boas conquistas em minha vida,
Sempre orei pedindo coisas boas,
Hoje Senhor,
Venho dizer-te que apesar de ter me ajudado em todas minhas dificuldades, quero que o senhor jamais tire as dificuldades de minha vida,
pois é através das dificuldades que eu consegui me tornar uma pessoa melhor,
Aprender as coisas, 
E eu quero senhor aprender muito mais,
que venha o pior, pois farei o que eu puder!
Amém \o/


Matheus Peixoto Philippi
They rock!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Há agora muita felicidade em meu coração!

Mesmo no meio de tantas tribulações,
Minha alma sorri.
Parece loucura,
Mas as coisas de Deus são assim mesmo inexplicáveis,
Transpõe o nosso entendimento e a nossa razão.
Deus age sempre,
Mesmo quando achamos que Ele está quietinho.
Que Ele está dando um tempo.
Mas, Deus não desvia o Seu olhar de nossas vidas,
Não permite que nada fora de seu consentimento nos aconteça.
Nos seus planos divinos e perfeitos,
Há um propósito para tudo.
Até nos detalhes que parecem insignificantes,
Deus trabalha
E transforma o nosso Espírito.
Como me transformou,
Como me transforma todos os dias.
E desde ontem estou com um sorriso fácil nos lábios,
É o transbordar do Espírito Santo em mim.
Jesus está aqui.
Ele sempre está aqui comigo.
E é tão bom saber disso,
E é tão bom sentir isso...


Germana Facundo
Sempre em busca da felicidade, por mais que às vezes ela me pareça distante ou distorcida....Aprendendo que:
- nem tudo consigo entender, mas que existe uma coisa chamada sabedoria divina que nunca falha.
- que boa parte do que me causa ou me causou algum tipo de sofrimento foi ou é consequência de atitudes minhas ou de como vejo os acontecimentos ao meu redor.
- que nem tudo que quero posso ter.
- que a rejeição dói, mas depois de um tempo você vê que foi melhor assim.
- que o amor perdoa tudo, até o que eu não imaginava.
- que em algumas situações esperar é o melhor remédio, por mais que isso me irrite e me dê uma sensação de que estou de mãos atadas.
- que amar vai muito além do que eu podia imaginar.
- que algumas coisas só aprendemos "dando com a cara no chão".
- que cada vez está mais difícil encontrar pessoas sinceras e honestas.
- que respeito se consegue respeitando.
- que por mais que às vezes não valha a pena, acredito que as pessoas podem ser boas e que elas fariam por mim o que eu faria por elas.
- que a palavra bondade pode ser interpretada como uma oportunidade de aproveitamento.
- que se eu não me der valor acima de tudo, não vou ser valorizada.
- enfim.... que amadurecer as vezes machuca e deixa cicatrizes, mas o resultado final será sempre aprendizados inesquecíveis e positivos para o meu crescimento como pessoa.


Essa sou eu, em busca de aprendizados, de felicidade.... simplesmente vivendo....


Daniela Oliveira
=D

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012


"Senhor, dá-me a esperança, leva de mim a tristeza e não a entregue a ninguém.

Senhor, planta em meu coração a sementeira do amor e arranca de minha alma as rugas do ódio.
Ajuda-me a transformar meus rivais em companheiros, meus companheiros em entes queridos.
Dá-me a razão para vencer minhas ilusões.
Deus, conceda-me a força para dominar meus desejos.
Fortifica meu olhar para que veja os defeitos de minha alma e venda meus olhos para que eu não cometa os defeitos alheios.
Dá-me o sabor de saber perdoar e afasta de mim os desejos de vingança.
Ajuda-me a fazer feliz o maior número de possível de seres humanos, para ampliar seus dias risonhos e diminuir suas noites tristonhas.
Não me deixe ser um cordeiro perante os fortes e nem um leão diante dos fracos.
Imprime em meu coração a tolerância e o perdão e afasta de minha alma o orgulho e a presunção.
Deus! Encha meu coração com a divina fé...Faz-me um homem realmente justo"


Tagore
Na vida encontrei grandes amigos...

Alguns levei anos para conhecer, outros levei apenas algumas horas...
De alguns obtive magoas, mas passou...
De alguns obtive alegrias e essas ficaram...
Aprendi e ensinei(ainda que através de maus exemplos)...
Encontrei amigos com qualidades que faltavam em mim....
Encontrei amigos que precisavam das minhas qualidades...
Creio que amigos são partes de mim que não nasceram comigo,
Algumas chegaram antes a este mundo
Outras chegaram depois...
E fica como uma das missões da minha vida:
Descobrir ou redescobrir essas partes e ir colocando elas no meu coração,
Pra que me tornem uma pessoa mais completa...
Meus amigos,como parte de mim, estão naquilo que eu sou,
estão nas minhas conquistas, nos meus sonhos, naquilo em que me torno melhor,
naquilo que me motiva a me reerguer quando de alguma maneira caio, naquilo que me motiva a lutar e naquilo que me faz ajoelhar a noite e agradecer a Deus pela vida que eu tenho...


Bruno Araujo
Feliz aquele que compreende o valor da amizade.
É nela que encontra-se uma parte da vida, uma franquia da felicidade e um empréstimo, sem cobranças, de sinceridade, respeito e reciprocidade.

Feliz aquele conquista o próximo com o olhar.

De transmitir seus sentimentos em um sorriso, de apaziguar a discórdia com as palavras, de ouvir, falar e acolher com paciência e humildade.

Feliz aquele que possui um amigo.

É com ele que aprende-se o real significado da vida. Aprende-se a ser e transmitir, a conquistar e caminhar, e acima de tudo, aprende-se a sonhar.

Dignos da felicidade são aqueles que conquistam a amizade.

É encontrada na jornada da que todos percorrem. Preserve-a sob seus braços. Inestimável é seu valor.

Feliz aquele que regenera seus dias com a presença de um amigo.

Possui segurança na tormenta, conselho na incerteza, admiração na simplicidade. 

E sempre, por maior que seja o tempo, conta com a presença daquele que tanto respeita e tem a honra de chamar de amigo.


Bruno Raphael da Cunha Dobicz

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012


Medo de amar? Parece absurdo, com tantos outros medos que temos que enfrentar: medo da violência, medo da inadimplência, e a não menos temida solidão, que é o que nos faz buscar relacionamentos. Mas absurdo ou não, o medo de amar se instala entre as nossas vértebras e a gente sabe por quê. 

O amor, tão nobre, tão denso, tão intenso, acaba. Rasga a gente por dentro, faz um corte profundo que vai do peito até a virilha, o amor se encerra bruscamente porque de repente uma terceira pessoa surgiu ou simplesmente porque não há mais interesse ou atração, sei lá, vá saber o que interrompe um sentimento, é mistério indecifrável. Mas o amor termina, mal-agradecido, termina, e termina só de um lado, nunca se encerra em dois corações ao mesmo tempo, desacelera um antes do outro, e vai um pouco de dor pra cada canto. Dói em quem tomou a iniciativa de romper, porque romper não é fácil, quebrar rotinas é sempre traumático. Além do amor existe a amizade que permanece e a presença com que se acostuma, romper um amor não é bobagem, é fato de grande responsabilidade, é uma ferida que se abre no corpo do outro, no afeto do outro, e em si próprio, ainda que com menos gravidade. 
E ter o amor rejeitado, nem se fala, é fratura exposta, definhamos em público, encolhemos a alma, quase desejamos uma violência qualquer vinda da rua para esquecermos dessa violência vinda do tempo gasto e vivido, esse assalto em que nos roubaram tudo, o amor e o que vem com ele, confiança e estabilidade. Sem o amor, nada resta, a crença se desfaz, o romantismo perde o sentido, músicas idiotas nos fazem chorar dentro do carro. 
Passa a dor do amor, vem a trégua, o coração limpo de novo, os olhos novamente secos, a boca vazia. Nada de bom está acontecendo, mas também nada de ruim. Um novo amor? Nem pensar. Medo, respondemos. 
Que corajosos somos nós, que apesar de um medo tão justificado, amamos outra vez e todas as vezes que o amor nos chama, fingindo um pouco de resistência mas sabendo que para sempre é impossível recusá-lo.


Martha Medeiros


Alegria maior não há quando se descobre o tempo. O tempo de Deus. Sempre desejamos as mais variadas situações; porém as queremos na hora ou no nosso tempo.

Satisfatório quando se descobre que há um Deus vivo, que nos conhece profundamente; Ele sabe o que pensamos e queremos. Às vezes, nos deixamos levar pelas emoções momentâneas e esquecemos do tempo certo das coisas.
Quando se põe sua vida e seu coração diante Deus, Ele nos dá o que há de melhor, Ele nos dá seu amor, seu conforto. Como contestar este tempo? Doce é o sabor das coisas quando elas aparecem no tempo de Deus.
A primeira coisa que faço ao acordar é agradecer por onde estou hoje: trabalho, sentimentos, bens materiais, estudo, e principalmente, por conhecer a palavra do Senhor e amar seu filho, o qual com seu sangue me purifica diariamente dos meus pecados.
“Deus, lhe agradeço por mais este dia, pela minha saúde, pela paz e por sua Graça”.


Samuel Ramos

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012


Morrendo de amor, tristeza, alegria, desânimo e otimismo, os grandes escritores escreveram seus textos. Ao ler um livro sempre me pergunto “até que ponto aquele insight poderia ser verdadeiro?”. Teria sido Shakespeare um Romeu? Teria sido Machado de Assis um Bentinho? Quem sabe! Fico extremamente fascinado com a enorme capacidade de inventarem palavras e cenas que nos fazem suspirar, outras vezes chorar, outras vezes sorrir e outras vezes sentir medo. O que há na cabeça desses escritores geniais? Seriam eles bons em mentir na vida real? Seriam eles super sonhadores? Ou simplesmente inventam uma história e nela colocam momentos personalizados que eles mesmos passaram? Ah! Eu fico a me perguntar.

Teria alguém visto mesmo uma pessoa morta? E teria alguém visto mesmo um vampiro? Será que sonharam como seria viajar até o centro da Terra? Ou a mente do homem é tão magnífica que o faz inventar tamanhas monstruosidades que nos fazem ficar parados, quietos e concentrados em frente a uma tela de cinema ou uma página de livro? Malditas perguntas. Quando noto, perdi metade do filme e do livro tentando entender porque o escritor inventou tamanho engenho. Deve ser por isso que tenho que assistir e ler outra vez uma obra para entender corretamente.

Seria um conjunto de sonhos e desejos lunáticos que eles acumulam em suas mentes e depois pegam uma caneta e “metem tinta no papel”? Ou seria simplesmente prazer por escrever? Seria uma vontade enorme de mudar o mundo e fazer as pessoas pensarem? Não sei, mas creio que de duas páginas de um livro, penso em mil modificações que aquele escritor queria fazer em alguma pessoa. De uma cena de filme, penso em mil razões para que o autor e o diretor quisessem tocar as pessoas que assistiram aquele filme. Seja lá o que for a moral das palavras e das cenas: “Sonhe, corra, largue de besteira, pare de se preocupar, pense duas vezes, respeite, beija logo, fala o que sente se não perde, tenha fé em Deus, não tenha medo, tenha cautela... Pense, leia, assista as minhas palavras!”. Já me peguei imaginando Clarice Lispector implorando para que eu lesse um de seus textos super bem bolados, imaginei ela de um jeitinho bem meigo, romântico, livre e intelectual dizendo: “Por favor, leia! E entenda o que é a vida... Por favor, pare de perder tempo... Você vai morrer! Por favor, leia!”. Ah! Clarice, diva que me despertou inúmeros suspiros, que descanse em paz... Creio que nunca terei a chance de lhe ver implorar ao mundo que pensem em cada uma de suas palavras.
Hora comédia, hora drama, hora terror, hora romance, hora suspense, hora fatos reais, hora ficção, hora de cada um, hora de todos em um, hora de despertar sentimentos. E hora de pensar: “Com tantas obras vendidas, como o mundo ainda é assim?”. Talvez seja a influência de Maquiavel, grande mestre, que me perdoem os críticos – mas convenhamos, a inteligência, é a inteligência! E quando mal canalizada... Mas vejamos Maquiavel que nos ensinou a coisa mais verdadeira do mundo: “Prefira ser temido do que amado...”, porque obviamente o amor não é tudo, não para o ser humano, não para esta humanidade, afinal, “eu te amo, mas eu te traí, me perdoe!”, que palhaçada! Hoje em dia só se segura alguém do lado, por medo. Maquiavel de certo teve suas razões para escrever isto, mas em umas de suas estratégias para que os príncipes se tornassem bons reis, adivinhou a humanidade de hoje.
E por que diabos Renato Russo escreveu “Índios”? Para que com aquela música ele pudesse tocar aquela sociedade, e a toca até hoje. Louvado seja John Lennon que compôs “Imagine” e me fez imaginar e até quebrar a cabeça. – Queria então que aquele filme da máquina do tempo fosse real, só para ter a oportunidade de perguntar aos autores desses clássicos e de outros, “por que tamanha imaginação?”. “Porque tamanha necessidade de que o mundo os ouça?”, “Por que escreveram aquilo? Pensaram aquilo? Para alguém ou para tudo? Para provar ou simplesmente mudar?”. De verdade deve estar na hora de eu parar de tentar entender as coisas...


Gabriella Beth Invitti

Escrever os sentimentos de angustia, alegria ou amor.

Tristeza, como se escreve ou descreve a tristeza?
O que seria necessário para se ficar realmente triste?
Esforça-se para ser feliz, luta-se para se afastar da tristeza, compra-se uma briga com a dor, inclina-se ao máximo á felicidade e tudo pode ser descrito.
Todos sentimentos sempre opostos, mas existem todos aí, e agregam-se em um só coração.
Em um só corpo, não necessariamente ao mesmo tempo, mas sempre todos á seu tempo.
E alguns vem mistos como de um teste a resistência de nossos sentimentos. 
Corajosos somos nós seres humanos, que mesmo sabendo, mesmo tendo sentido o amargor de uma desilusão continuamos á amar, e amar, mais uma vez, depois outra como se não houvessem mais parâmetros para o amor.
Os parâmetros tem sentido quando existe a troca, e depois se percebe que essa troca não é o que desejamos e depois começa tudo de novo.
Sem perceber chegam Angustias, Alegrias e Amores e... inevitavelmente as dores.
Se não soubemos lidar com esses sentimentos o que estamos fazendo aqui?
então como ajudar um filho, um amigo ou á si mesmo quanto a isso, de que forma aceitar um vazio se no vazio é que estão os espaços necessários para que entrem os outros sentimentos.
Tentando encontrar a descrição certa ou a forma perfeita vou escrevendo os anseios do meu coração.
Quem sabe em uma hora dessas lendo o que escrevo, encontre o que venho á procurar.
Ou depare com o meu pior erro, que seria o de estar fazendo o registro eterno dos acontecimentos da minha solidão.
Salvo que na vida se leva o que se vive e se vê o que se escreve, sentimento não é visto numa folha de papel.
Mas o sofrimento mesmo sem ser descrito, vem machucar e deixar seu legado de dor.
Escrever no papel de um corpo, pele sangrando e pedindo para parar, como seria bom dominar as coisas que sozinhas tomam conta do que não lhes pertence.
Sabendo que seria desnecessário ir até o final, mas como, se no fim, se encontra a felicidade.
Seria felicidade medíocre, a que faz sofrer primeiro, só para depois deixar sorrir, sem interesse, mas essa não podemos aceitar.
Então como escrever tal sentimento, que as vezes parece uma pedra á beira de um precipício, onde por descuido venhamos pisar. 
Sentimento aparente, coisa que nem se sente, sem descrição ou forma, mas quando chega, transforma.
Sem saber como começar seria essas coisas que por ventura viria faltar, e escrevendo tais obras me ponho á chorar.


Paulo Master

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012


Coisas que a vida ensina depois dos 40


Amor não se implora, não se pede não se espera...
Amor se vive ou não.
Ciúmes é um sentimento inútil. Não torna ninguém fiel a você.
Animais são anjos disfarçados, mandados à terra por Deus para
mostrar ao homem o que é fidelidade.
Crianças aprendem com aquilo que você faz, não com o que você diz.
As pessoas que falam dos outros pra você, vão falar de você para os outros.
Perdoar e esquecer nos torna mais jovens.
Água é um santo remédio.
Deus inventou o choro para o homem não explodir.
Ausência de regras é uma regra que depende do bom senso.
Não existe comida ruim, existe comida mal temperada.
A criatividade caminha junto com a falta de grana.
Ser autêntico é a melhor e única forma de agradar.
Amigos de verdade nunca te abandonam.
O carinho é a melhor arma contra o ódio.
As diferenças tornam a vida mais bonita e colorida.
Há poesia em toda a criação divina.
Deus é o maior poeta de todos os tempos.
A música é a sobremesa da vida.
Acreditar, não faz de ninguém um tolo. Tolo é quem mente.
Filhos são presentes raros.
De tudo, o que fica é o seu nome e as lembranças a cerca de suas ações.
Obrigada, desculpa, por favor, são palavras mágicas, chaves que
abrem portas para uma vida melhor
O amor... Ah, o amor...
O amor quebra barreiras, une facções,
destrói preconceitos,
cura doenças...
Não há vida decente sem amor!
E é certo, quem ama, é muito amado.
E vive a vida mais alegremente...


Artur da Távola

Fantastic band, fantastic song! =D

50 Características dos nerds de TI
  1. Para os nerds, há 3 tipo de pessoas que trabalham com TI, os newbies (ou eternos newbies), os respeitáveis (que não fazem feio) e outros nerds.
  2. Os eternos newbies são vistos pelos nerds na mesma relação que os orcs estão para os elfos: uma “raça” malfeita que tinha a intenção de ser bela, inteligente e esperta como os elfos, mas que deu tudo errado.
  3. Quem só pensa em resolver problemas pensando no problema, é “gerente de projeto não-nerd”. Nerds são capazes de pensar em soluções para problemas que não existem. Isso pode ser um problema visto que a solução nunca será usada comercialmente.
  4. Nerds tentam fazer coisas muitas vezes só pra ver se dá certo, e não porque aquilo vai resolver o problema de alguém um dia. Muitas vezes a solução é inútil, mas só pela experiência de ter feito, faz dela algo valioso!
  5. Para um nerd, nada é canonicamente inútil, desde que seja “algo que pode ser feito“. Geralmente será até mais divertido que algo útil para a maioria.
  6. Nerd não pergunta para alguém como fazer algo sem antes tentar sozinho, buscar no Google, etc. Quem primeiro pergunta antes de tentar fazer sozinho são os newbies.
  7. Nerd sabe quem finge ser nerd. Dá pra ver pelo olhar. Se você não é nerd, não tente fingir ser perto de um.
  8. Nunca pergunte para um nerd quem ele acha que também é nerd e quem não é. Isso não se pergunta, vá brincar lá fora e deixe o tio trabalhar.
  9. Nerds encontram soluções. Ponto. Newbies choramingam para os gerentes dizendo“não sei”“não sei se vou dar conta”, etc.
  10. Não finja entender daquilo que um nerd está te explicando se você não sabe o que é. Você será muito mais respeitado se assumir a posição de que não sabe.
  11. Nerd sente prazer e ri sozinho quando aprende algo novo, pelo simples prazer intelectual de ter aprendido.
  12. Um nerd nasce nerd. Nerd é um estado de espírito, é atitude, é proficiência. Mesmo que esteja no início de carreira e não tenha muito conhecimento, um nerd se destaca pela forma como ele pensa, aprende e trabalha.
  13. Nerd se diverte lendo documentação de uma linguagem de programação (no original em inglês) que ainda não conhecia.
  14. Nerds navegam horas e horas na internet atrás de algo “novo”, sem necessariamente saber o que está procurando. E eles sempre acham algo.
  15. Nerds tem prazer naquilo que fazem, sempre. Mas nerds são realmente felizes quando são bem pagos.
  16. Nerds são nerds nas horas vagas, nos finais de semana e nas férias.
  17. Nerds gostam de ler de verdade, porque é o caminho mais curto, honesto e prático até o conhecimento. Quem tem preguiça de aprender são os malditos newbies.
  18. Nerds odeiam retardados em qualquer área. Nem todo newbie é retardado, mas todo retardado é newbie.
  19. Nerds têm vida social ativa, ao contrário do que a maioria das pessoas não-nerds pensam. São pouquíssimos os nerds que eu conheço que não possuem vida social.
  20. A maioria dos nerds de TI, são nerds em outras áreas do conhecimento. Desde ocultismo, religião, filosofia, fotografia, cinema até quadrinhos, física, astronomia, música e literatura. Não conheço nenhum nerd que seja nerd somente em tecnologia.
  21. Nerds possuem senso de justiça aguçado, e sabem atribuir a qualidade do trabalho alheio ao seu criador.
  22. Nerds sofrem de depressão ao terem que viver de outra coisa que não seja aquilo que lhes dá prazer.
  23. Nerds odeiam fanboys, porque as razões de eles amarem o que amam é a mesma de um flamenguista amar o que ele ama. Nonsense.
  24. Nerds, no que se trata daquilo que eles fazem, só respeitam nerds. O resto é newbie (malditos orcs malfeitos).
  25. Nerds gostam de desafios. Adoram quando alguém diz “não tem como fazer isso“, ou “isso é impossível“.
  26. Client side” é um dos “clientes” bem conhecidos do nerd.
  27. Nerds são funcionários mais produtivos, mais lucrativos, mais independentes e mais caros. Sim, eles custam mais. Não trate na sua empresa funcionários nerds com o mesmo valor que funcionários não-nerds. Se assim fizer, eles vão embora.
  28. Se tiver um grande projeto que envolva a TI da sua empresa, e você só consultar gerentes e gestores não-nerds e não consultar os nerds que trabalham pra você sobre este projeto, sobre como as coisas devem ser implementadas, etc, seu projeto vai dar errado. Acredite.
  29. Nerd consegue aprender sozinho e a maioria das coisas que ele sabe, ele aprendeu sozinho.
  30. Os não-nerds e os newbies, precisam de professores para aprender a maioria das coisas de tecnologia. Nerds precisam de conexão a internet.
  31. Nerd odeia papo “gerentês“, papo “marketeiro“, papo “corporativista” quando é direcionado a eles como forma de convencimento. Seja sincero, sem jargões que será sempre ouvido e respeitado.
  32. Se você é do marketing, administrativo, gerência e não entende nada do que o nerd que trabalha para você faz, pergunte a ele e mostre que não sabe e não entende o que ele faz. Assim você terá respeito naquilo que você, que não é nerd, faz. E terá sempre o apoio dele.
  33. Nerds não têm problemas com chefes e gerentes se os limites e papéis que devem ser exercidos por cada um deles for claro. 
  34. Nerds ajudam o próximo e compartilham conhecimento por prazer.
  35. Nerds respeitam mais uma pessoa que diz não saber nada do que uma que finge entender o que ele está falando.
  36. É melhor cobrar prazos de nerd ao invés de vigiar o que ele faz o tempo todo. Se ele for maduro profissionalmente (alguns não são, nerds são pessoas e pessoas são complicadas), não te interessa os caminhos que ele vai percorrer para chegar a solução, ele vai chegar a solução.
  37. Nerds riem daqueles que acham que eles “trabalham com informática“.
  38. Nerds gostam de quadrinhos de verdade. De verdade. Se falar de Turma da Monica e Tio Patinhas com eles, você poderá ter sua conta do Orkut invadida e substituíta pelo profile da dirty slut Hello Kitty.
  39. Nerds são os únicos que eu conheço que atualizam o firmware dos próprios eletrodomésticos.
  40. Newbies e fanboys acham nerds arrogantes. Nerds riem muito de newbies e fanboys. Eles são os seres mais engraçados da terra.
  41. Nerds admiram e respeitam outros nerds e a reputação de um nerd tem muito, muito valor para ele.
  42. Não ter conhecimento de algo, faz parte da vida de um nerd e de qualquer ser humano. Não saber como aprender aquilo que não se sabe agora é parte da vida dos newbies e não dos nerds.
  43. É possível ser nerd de TI e ter diferentes perfis de personalidades como em qualquer outra profissão. Não existe um único perfil como alguns pensam. Existem nerds muito chatos e quando eles querem ser irritantes, geralmente são bons nisso. Mas a maioria dos nerds são legais e acessíveis, principalmente se quiser falar com eles sobre aquilo que eles são apaixonados.
  44. Nerds são egocêntricos em relação ao próprio trabalho. Não como falha de caráter, não me entenda mal, mas como certos de que aquilo que fizeram é o melhor caminho independente de você achar isso ou não. Nem 100% das vezes é assim, mas este é o ponto mais sensível de não-nerds terem problemas com nerds. E o mais controverso também.
  45. Web 2.0” é papo de marketeiro, cliente, gerente, etc. Ajax, javascript, programação orientada a objeto, código documentado, XML, framework e web standards é a resposta prática para web 2.0.
  46. Nerds são humanos e cometem erros. Nerds verdadeiros assumem sempre os próprios erros e são capazes de apontá-los, um a um quando eles ocorrem.
  47. Nerds se identificam em grupos como qualquer outro grupo e têm suas próprias piadas como qualquer outro grupo tem. Mas o senso de humor nerd é mais difícil de entender pelas pessoas “de fora” do que o oposto. Sempre.
  48. Nerds sabem que a sociedade precisa deles. Normal até aqui, assim como precisamos de médicos, lixeiros, padeiros, astronautas, etc. Mas os nerds sabem também que nerds inventaram 99,9% de tudo o que você conhece de tecnologia e são nerds que fazem estas mesmas coisas funcionarem, ainda.
  49. Estima-se que uma revolta nerd na terra, de qualquer tipo de nerd e não só de TI, na pior das hipóteses, poderia resultar na extinção da humanidade por buraco negro. Duvida?
  50. Nerds possuem excelente auto-estima, obrigado. Alguém duvida disso?