domingo, 26 de fevereiro de 2012

O Circo

Quando era pequeno,uma vez estava com o meu pai na fila para comprar entradas para o circo. No fim ,só estava uma família entre a bilheteria e nós.
Esta família impressionou-me bastante. Eram oito miúdos, provavelmente menores de 12 anos. Via-se que não tinham muito dinheiro. A roupa que levavam vestida não era cara,mas estavam limpos. Os miúdos eram bem educados, todos estavam bem sossegados na fila, dois a dois atrás dos pais, de mãos dadas.Falavam com excitação dos palhaços , dos elefantes e de outros números que veriam essa noite. Notava-se que nunca antes tinham ido ao circo. Prometia ser uma recordação para toda a vida deles. O pai e a mãe estavam à frente do grupo,de pé ,orgulhosos. A mãe ,de mão dada ao seu marido,olhava para ele dizendo-lhe " És o meu cavaleiro de armadura brilhante",Ele sorria, cheio de orgulho e olhando para ela como se respondesse:" tens razão". A empregada da bilheteria perguntou ao pai quantas entradas queria. Ele respondeu com orgulho: "Por favor, dê-me oito entradas para menores e dois adultos,para poder trazer a minha família ao circo". A empregada indicou-lhe o preço. A mulher soltou a mão do seu marido,Rodou a sua cabeça e o lábio do homem começou a torcer-se. Este aproximou-se um pouco mais da bilheteira e perguntou: Quanto disse?".A empregada voltou a repetir o preço. Como iria dizer aos seus filhos que não tinha dinheiro suficiente para os levar ao circo? Vendo o que se passava, o meu pai pôs a mão no bolso,sacou uma nota e atirou-a ao chão. (Nós não eramos ricos nada disso).O meu pai agachou-se ,apanhou a nota ,bateu no ombro do homem e disse-lhe: " Desculpe senhor caiu-lhe esta nota do bolso" O homem percebeu o que se passava. Não gostava que o ajudassem , mas sem dúvida que apreciava a ajuda numa situação desesperada, angustiosa e incômoda. Olhou para o meu pai diretamente nos olhos ,com as suas duas mãos tomou a mão do meu pai,apertou a nota e com os lábios trémulos e uma lágrima a rolar pela sua face disse:" Obrigado senhor."Isto significa realmente muito para a minha familia e para mim".O meu pai e eu regressamos a casa. Nessa noite não fui ao circo,mas não me importei... "Não dês o que te sobra" Dá com alegria e ate que te doa"

2 comentários: