O respeito é uma das qualidades que eu mais valorizo no ser humano. Mas você só recebe o respeito à partir do momento que você o oferece. Ele é mútuo. E o que mais me chateia é ver que a cada dia que se passa ele está se tornando menos recíproco do que deveria. O que devemos fazer nestas situações? Podemos ignorar e engolir o sapo ou podemos questionar o porquê desta atitude.
Alguns pensam que respeito é somente respeitar os limites das pessoas. O respeito vai muito além disso. Ele é aceitação, silêncio, compreensão e homeostático.
Podemos considerá-lo aceitação, à partir do momento que respeitamos as diferenças culturais, sociais e de escolha de cada pessoa.
Podemos considerá-lo silêncio, à partir do momento em que calamos para poder ouvir melhor o que os outros tem a nos dizer.
Podemos considerá-lo compreensão, à partir do momento em que entendemos que existem pontos de vista diferentes em todo lugar que formos.
E podemos considerará-lo homeostático, à partir do momento em que respeitamos os nossos limites e não abusamos do nosso corpo. Mantendo-se assim um equilíbrio fisiológico completo.
Aprenda à si respeitar para respeitar o próximo!
Para finalizar, como Albert Schweitzer disse: "Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seus semelhantes."
Eduardo Henrique Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário